5 cursos de gestão importantes para a sua carreira

Os últimos anos assistiram a um aumento exponencial no número de pessoas trabalhando em Gestão com crescimento significativo da área quanto à sua importância e relevância frente ao mercado de trabalho atual.

O campo de atuação dos profissionais da gestão tem crescido e ocupado lugares centrais dentro das corporações, graças a um modelo de produção que tem se transformado, passando de metódico e arcaico a fluido e dinâmico, visando à integração de todas as partes e pessoas que compõem uma empresa.

Hoje um gestor pode atuar gerindo pessoas e recursos com a mesma eficiência sem, contudo, ser um especialista. A busca cada vez maior por um ambiente de trabalho que zela pela saúde e segurança dos trabalhadores exige dos novos gestores competências que até algumas décadas atrás passariam despercebidas.

Se o mercado mudou e hoje está mais sofisticado e dinâmico, mudaram também as exigências de qualificação para aqueles que se candidatam a uma vaga na gestão. A conduta globalizada das atividades incentiva ao conhecimento generalista e ampliação das habilidades.

Neste post vamos listar alguns cursos de gestão, importantes para sua carreira que vão fazer a diferença na sua vida profissional, acadêmica e pessoal. Cada passo dado para uma carreira de sucesso deve ser pensado estrategicamente suprindo as brechas formadas pelas oscilações do mercado. Confira!

Por que optar por cursos de gestão?

Os cursos de Administração recebem uma alta procura devido à sua versatilidade em formar profissionais para atuação nas mais diversas áreas dentro do mercado, e é esse número volumoso de pessoas se formando que cria um ambiente saturado, onde apenas os mais qualificados se destacam.

Existem alguns cursos de gestão que funcionam como complemento para a graduação e têm uma carga horária menor, mais específica e foram criados para figurar como um meio de entrada mais rápido no mercado de trabalho, além de despontar como um divisor de águas na vida de profissionais que almejam posições mais altas.

Listamos aqui 5 cursos de gestão que podem alavancar sua carreira e promover mudanças significativas em suas qualificações, melhorando seu currículo. Tome nota!

1. Gestão Comercial

Uma das áreas que aparecem como opção ou complemento para quem já está no mercado de trabalho ou se graduando é a comercial, que tem um leque abrangente de possibilidades de negócios e vendas.

Como o próprio nome sugere, a pessoa que optar por este curso vai desenvolver uma série de habilidades e competências relacionadas ao campo do comércio e da negociação. Há um talento nato em profissionais que atuam na área comercial e um curso específico pode contribuir para melhorar o que já é bom.

Já formado, o profissional tem a possibilidade de atuar no planejamento de vendas, gerenciamento de equipe, propondo estratégias e preços, sempre em busca de produtividade e rentabilidade para a empresa. Também poderá atuar como representante comercial, assistente e consultor de vendas, entre outros.

2. Gestão Financeira

O profissional que optar por um curso de gestão financeira vai desenvolver competências para atuar no planejamento financeiro de uma empresa. Sua área de atuação é bastante ampla e visa organizar, captar e aplicar recursos para melhor investimento posterior e cuidado para evitar prejuízos.

Ele analisa demonstrativos contábeis, avalia e acompanha manutenção de estoques, fluxos de caixa e faturamentos. Um gestor de finanças, além de atuar no setor financeiro, pode também trabalhar em instituições de crédito e bancos, ocupando o cargo de consultor, assistente, assessor ou analista de mercado.

3. Gestão Pública

Este curso forma profissionais com amplo campo de atuação, podendo transitar pelas esferas federais, estaduais ou municipais. Entre as habilidades desenvolvidas na gestão pública estão o conhecimento da legislação do setor, conhecimentos contábeis e de gestão voltados para o poder público.

Depois de concluído o curso, pode-se atuar no planejamento, implantação e avaliação de políticas públicas e sociais em áreas como educação, segurança, saúde e saneamento, com direito a participar diretamente do desenvolvimento da comunidade e ocupar cargos em empresas que prestam serviços terceirizados para os órgãos governamentais.

4. Gestão de Recursos Humanos

Há uma crescente linha de pensamento que estabelece que o bem mais precioso de uma empresa é o seu recurso humano. Um gestor de RH vai trabalhar justamente no recrutamento, seleção, avaliação e treinamento da mão de obra de uma empresa.

É o canal de comunicação entre os funcionários e a alta gestão, funcionando como um mediador e ouvinte das necessidades da empresa como um todo e os vários funcionários que compõe o recurso humano dela. A esse profissional cabe manter um clima organizacional saudável e a motivação da equipe elevada, mesmo que as interferências externas teimem em influenciar a atmosfera de equilíbrio.

Em muitas empresas é possível que esse profissional exerça um papel mais estratégico, executando avaliações de desempenho para melhor alocar profissionais conforme suas competências. Cabe ao gestor de RH avaliar e orientar a alta gestão às necessidades de desenvolvimento e capacitação de funcionários.

5. Gestão Hospitalar

O profissional formado por este curso vai desenvolver as capacidades e habilidades técnicas necessárias para entender, atender e responder às necessidades de uma instituição de saúde. Ele poderá trabalhar na gestão de hospitais, clínicas, casas de repouso e laboratórios.

O gestor hospitalar também desenvolverá e atuará no planejamento de manutenção controle e limpeza de equipamentos, materiais em estoque e dará encaminhamento correto aos resíduos provenientes das atividades hospitalares.

Caberá a ele também zelar pelo espaço físico da instituição bem como pela destinação do melhor uso para o espaço disponível. Também será responsável por médicos, enfermeiros, cuidadores e todos os outros colaboradores que prestarem algum serviço para a instituição.

Além desses, há ainda uma gama de cursos de gestão que podem e vão ser um diferencial na sua vida profissional e independentemente da área escolhida, uma dessas formações pode funcionar como um complemento importante que vai ajudar muito nos negócios e melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho.

Se este post teve alguma relevância e te ajudou a tomar um direcionamento sobre o melhor curso de gestão para sua carreira, siga a nossa página nas redes sociais e fique por dentro das novidades saindo na frente sempre! Estamos no Facebook.

Deixe um comentário