6 coisas que você precisa saber para obter uma promoção no trabalho

O dia a dia de uma empresa provoca uma movimentação frenética e há vários focos de atenção durante a jornada para que os objetivos sejam alcançados. Geralmente, o alvo é produtividade e lucro.

Não raro vemos profissionais resolvendo problemas e criando soluções, se deslocando de um lado a outro com a competência e capacidade de quem quer ser visto como o funcionário ideal.

Acontece que nem sempre a remuneração está de acordo com esse desempenho,, e chega um momento em que o nível de entrega se choca com o nível de insatisfação.

Se você se identifica nesse cenário e acha que é momento de batalhar por uma promoção no trabalho, continue a leitura deste post e aprenda sobre alguns comportamentos que farão toda a diferença na hora de dar esse passo importante na sua carreira. Confira!

Como conquistar uma promoção no trabalho?

Tenha a certeza de que não é o único a desejar um reconhecimento e uma melhoria no salário. Enquanto você busca elementos consistentes para abordar seu chefe, muitos colegas fazem o mesmo.

É importante entender que a promoção é fruto de um comportamento observado a médio e longo prazo. Não se conquista isso do dia para a noite. É preciso batalhar diariamente por um olhar diferenciado da chefia — e mais: sua confiança.

Para isso, separamos 6 dicas preciosas que podem ajudar você nessa empreitada. Veja só!

1. Seja proativo

Mesmo que você seja subordinado e precise de orientações para execução das suas atividades, tenha um comportamento proativo. Conheça as tarefas e todos os aspectos que envolvem sua execução.

Esteja atento a apontar o problema que surgir, mas, acima de tudo, a solução mais apropriada para o caso. Afinal, você é o responsável pelo processo e deve agir como tal. Tome a iniciativa se estiver convicto de que suas ações trarão os resultados esperados.

Atitudes como essas servem de embasamento para avaliar seu perfil para um cargo mais elevado e de liderança, por exemplo.

2. Fique longe de conflitos

O melhor ambiente é aquele em que a harmonia impera e contagia, fazendo com que o trabalho em equipe tenha uma fluidez natural.

Se você vive em um ambiente como esse, colabore para sua permanência, e se os conflitos surgirem, seja o primeiro a contemporizar para que a atmosfera volte ao normal.

Por outro lado, se, no dia a dia, os conflitos forem constantes, trate de manter o foco e passe longe deles. Tente ao máximo manter-se imparcial diante de situações que envolvem outras áreas e outras pessoas, ainda que haja certa preferência pelos laços criados nas relações interpessoais.

3. Melhore a comunicação

A conversa diária no ambiente de trabalho é necessária e inevitável. Os processos dependem dos diálogos, mas é fundamental qualificar a comunicação, dando atenção ao seu conteúdo e à maneira como é percebida pela chefia.

A socialização é importante, e a troca de informações sobre conhecimento, formação e habilidades pode auxiliar sua empreitada. Ser visto pelo chefe como alguém que se relaciona bem e procura se comunicar com os colegas pode ser um elemento-chave de análise comportamental.

4. Evite faltas e atrasos

Imprevistos acontecem e são compreensíveis, mas tornar as faltas e atrasos uma conduta recorrente gera na chefia uma insegurança instantânea. Certamente, para projetos com prazos específicos, ele se perguntará se, ao incluí-lo, não terá problemas com o cumprimento.

A pontualidade é uma qualidade apreciada pela maioria das lideranças, pois mostra o comprometimento do profissional com as atividades, com os colegas e com a capacidade de execução de um projeto.

5. Demonstre comprometimento

Mesmo que uma atividade não desperte em você grande motivação, pense sempre aonde quer chegar e em quanto seu empenho poderá ser um ponto ganho com a chefia.

Saber que pode contar com um profissional em qualquer situação e para qualquer atividade pode despertar na gestão o interesse de aumentar suas responsabilidades e, consequentemente, seu salário.

Faça o melhor que puder dentro das suas capacitações, seja pontual, esteja disponível e disposto — tudo isso com bom senso e empatia, para ser aquele profissional com quem todos gostam ou gostariam de trabalhar.

O compromisso verdadeiro e sério transforma o modo como você é visto profissional e pessoalmente, o que é primordial para a decolagem do seu voo.

6. Invista na capacitação e no conhecimento

O mercado muda, e, com ele, a percepção sobre os mais variados assuntos. Cuide para que seus conhecimentos não fiquem aquém do que você pode entregar. Participe de eventos, seminários e workshops.

Não deixe passar a oportunidade de avançar na formação, então, faça cursos que complementem a sua capacitação, sejam eles técnico, graduação, pós-graduação ou mestrado.

Conheça muito bem a empresa e sua visão de futuro, pois, dessa forma, você caminhará se preparando para ser acionado quando a oportunidade chegar.

Qual o melhor momento de abordagem?

Mesmo que você adote essas dicas como estratégia comportamental para alcançar a promoção no trabalho, volte sempre o olhar para dentro de si mesmo e se pergunte o quanto, de fato, merece e está contribuindo para que aconteça.

Ao ser contratado, todas as descrições da vaga e das atividades foram previamente informadas, então, reavalie se, desde a sua chegada até o momento em que cogita um novo passo com nova remuneração, esteve mesmo em posição diferenciada e entregou mais do que o esperado.

Essas respostas serão fundamentais para que você identifique o melhor momento de abordagem. E uma vez construída a oportunidade, não recue. Muna-se de argumentos concretos e apresente resultados numéricos.

O melhor momento é aquele em que você sabe que construiu uma carreira sólida dentro da própria empresa, conquistou a confiança do seu chefe imediato e está pronto para trilhar novos caminhos sem perder a essência da evolução e o desejo de melhorar sempre.

Sendo correto com suas condutas e trabalhando em prol da empresa com entendimento de quem sabe que tem muito a contribuir, continue se empenhando e reunindo resultados positivos para apresentar em momento oportuno.

O sucesso é uma consequência de um bom trabalho indo ao encontro de um objetivo almejado.

Gostou do nosso conteúdo sobre promoção no trabalho? Encontrou as dicas que queria para criar a coragem de ter uma boa conversa com o chefe? Então deixe um comentário neste post e divida com a gente suas impressões sobre o assunto!

 

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