6 dicas de como escolher presentes inesquecíveis para clientes!

Pense nos momentos marcantes da sua vida e na frequência com que se lembra das pessoas que estavam com você. Das ocasiões em que possui algum objeto a recordação é mais frequente, certo? Na hora de marcar presença na memória de uma empresa os presentes para clientes também continuam sendo a melhor forma para que ele se sinta valorizado e não se esqueça dos seus serviços.

Para que você não corra o risco de errar na hora dessa escolha e ainda consiga impulsionar sua relação nos negócios, elaboramos 6 dicas que vão te ajudar a dar um presente inesquecível para seus parceiros. Confira!

A importância de ser lembrado

Atitudes simples podem ser a grande diferença entre conquistar um cliente e deixá-lo decidir pela concorrente do mercado. Por isso, os brindes e presentes devem ser encarados como uma estratégia de conquista tão importante.

Para provar a importância dos brindes no marketing de relacionamento, a associação British Promotional Merchandise Association (BPMA), no Reino Unido, lançou uma pesquisa em 2017. O resultado apontou que 92% das pessoas entrevistadas tinham, pelo menos, um brinde promocional na sua mesa de trabalho, enquanto 81% contaram ter mais de dois itens.

No Brasil, um outro estudo demonstrou que 88% das pessoas que levam algum tipo de brinde para casa se lembram com mais facilidade da marca e 45% acabam se tornando consumidores fiéis da empresa que ofereceu os objetos mais relevantes. Sendo assim, abuse da possibilidade de personalização de cada item e da criatividade.

O que faz um presente inesquecível?

Um bom presente faz com que a clientela enxergue sua empresa com olhos mais favoráveis e pode fazer que, com o tempo, ela se torne mais aberta para outras oportunidades de negócio. Um cliente satisfeito também se torna um embaixador da marca, o que gera mais confiança de outros usuários.

Na hora de escolher os presentes para funcionários é importante levar em consideração alguns pontos como: relevância para o cliente, compatibilidade com a cultura da empresa e singularidade do item.

Antes de dar uma olhada em alguns itens que podem ser a chave para fidelizar seu cliente, é bom lembrar que antes de iniciar a busca pelo presente perfeito é necessário saber quanto do seu orçamento pode ser gasto com a despesa, ainda que ele ofereça oportunidade de lucro no futuro.

Sendo assim, para te ajudar nessa missão, listamos abaixo várias ideias que cabem em todos os bolsos e vão agradar dos gostos mais requintados aos mais simples. Confira!

5 dicas para acertar nos presentes para clientes

1. Desperte a memória

Na hora de dar um presente, mais importante do que o preço do objeto, é o seu poder de despertar boas lembranças sobre você na pessoa que recebe. Por isso, não tenha medo de usar uma boa dose de personalização.

A empresa do cliente trabalha para cuidar do meio ambiente? Que tal uma cesta de produtos orgânicos ou algumas mudas plantas? Nessa hora vale observar com cuidado a missão da empresa e seus objetivos para demonstrar que os dois lados estão alinhados e que é possível contar com você para a realização de seus objetivos.

Para permanecer marcado na memória do cliente, use também presentes que ativem mais de um sentido e tenham efeito sob seu emocional. Uma embalagem bem-feita, texturas diferentes que sensibilizem o toque e fragrâncias podem ajudar nessa missão.

2. Escolha um presente que seja útil

Ao pensar em um presente, a última coisa que você vai querer é que ele acabe encostado em algum canto sem importância da empresa, então, aposte em coisas úteis. Para isso, é necessário estar ainda mais antenado às necessidades do seu presenteado. Ele é um apreciador de vinhos? Pense em investir em um kit com saca-rolha, termômetro, cortador de lacre e outros itens que possam melhorar sua experiência.

Se o cliente gostar de bebidas mais fortes, uma alternativa é presentear com um decantador de whisky. E que tal personalizar os itens com sua marca e ter certeza que ele vai se lembrar de você?

De qualquer forma, estar atento aos detalhes sutis fazem com que o cliente se sinta valorizado e ouvido pela empresa, o que pode gerar feedbacks mais positivos para futuros negócios. Clientes satisfeitos também compram mais, por mais vezes e permanecem mais tempo com o serviço.

3. Não espere pelas datas comemorativas

Demonstrar gratidão apenas em datas que já são conhecidas no calendário pode fazer com que o seu presente perca valor para o cliente. A surpresa torna o impacto positivo da ação muito maior e faz com que você permaneça por mais tempo gravado na memória de quem foi presentado e, até mesmo, se torne motivo de conversa com outros parceiros.

Uma boa desculpa para enviar presentes fora de datas comerciais é enviar brindes que lembram os clientes de projetos e produtos que já possui. Isto ajuda a reforçar sua marca e pode despertar o interesse de clientes que ainda não conhecem todos os seus serviços..

4. Dê a chance de experimentar outras culturas

Mais do que um simples brinde, dê uma experiência ao seu cliente. Tente se lembrar se em algum momento houve menção a uma viagem marcante ou lugar que seu parceiro gostaria muito de conhecer. Uma ótima alternativa de presente para o cliente que gosta de viajar e de experimentar coisas novas e de qualidade é uma cesta com alimentos refinados, como presuntos espanhóis ou vinhos franceses.

Em todos os casos escreva cartões à mão. O tom pessoal passa ao cliente a sensação de dedicação, o que pode ser decisivo na hora de optar por continuar com a sua marca quando uma empresa concorrente parecer mais atrativa.

5. Esteja presente

Hoje em dia é fácil perder horas em frente a tela do computador, abrindo e-mails e realizando webconferências. Que tal dar ao seu cliente um pouco mais do seu tempo presencial? Marque um café ou um almoço e aproveite para agradecê-lo pelos bons resultados, apoio e confiança durante o tempo que trabalham juntos.

O gesto aparentemente simples, conta pontos importantes para a credibilidade do negócio, deixam a relação entre os dois mais estreita e faz com que, novamente, a concorrência perca espaço.

Agora que você já tem algumas ideias de como escolher seus presentes para clientes, que tal descobrir 7 práticas impactantes de relacionamento com eles no nosso blog? Acesse!

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