6 ideias de presentes para clientes e fornecedores especiais

Você sabia que presentes para clientes representam uma excelente jogada de marketing de relacionamento? Muitas vezes pode ser uma estratégia ainda melhor (e mais barata) do que grandes campanhas publicitárias, sendo eficaz tanto na fidelização quanto na atração de novos clientes.

Escolher presentes e brindes que farão com que a sua marca seja lembrada pode parecer um trabalho bastante complicado, mas se feito com cuidado, definirá o sucesso da sua campanha. Primeiramente, você deve pensar a quem ele é destinado. Trace um perfil do seu cliente: sexo, idade, profissão e classe social são informações importantes.

Com esses dados em mãos, o processo de decisão será bastante simplificado e você conseguirá entregar um presente que vai agradar ao público. Afinal de contas, você não quer entregar um chaveiro ao seu cliente mais VIP, certo?

Se você já fez todo esse processo de conhecer o seu cliente e os fornecedores a serem presenteados e ainda não sabe o que escolher, continue a leitura deste artigo. Apresentamos 6 ideias de presentes para clientes e fornecedores capazes de gerar ótimos resultados para o seu negócio!

1. Kit de bebidas

Mesmo quem não é muito fã de bebidas alcoólicas vai se sentir lisonjeado ao receber um kit de bebidas. Você pode optar por bons vinhos, cervejas artesanais, uísque etc. É muito comum as mulheres preferirem vinhos e homens serem cervejeiros, mas não caia nesses estereótipos. Se você conhecer o gosto do cliente, será ainda mais fácil escolher a bebida.

Aproveite esse momento para incluir itens personalizados com seu logotipo, como copos e taças. Se escolher um vinho, uma ideia legal é colocar um saca-rolhas no kit. Para uísque, é interessante colocar um pegador de gelo. E por que não fazer um kit completo, com coqueteleira e tudo? Abuse da criatividade e não se esqueça de caprichar na apresentação!

2. Jogo de churrasco

Outra ideia bacana é apostar nos jogos de churrasco, ainda mais se você sabe que o cliente é fã de assar uma carne nos fins de semana. Existem diversos kits já prontos no mercado, mas você também pode personalizar o seu. Uma tábua bonita e uma faca afiada já podem compor um jogo simples, mas que será recebido de muito bom grado.

Aposte também em outros itens que podem ser utilizados, como petisqueiras, porta-copos, temperos e espetos — tudo o que sua criatividade e o seu orçamento permitirem.

3. Cestas personalizadas

As cestas nada mais são que um conjunto de produtos que giram em torno de uma temática. As cestas de Natal são um exemplo disso, e é possível incluir produtos como panetones, vinhos, biscoito champanhe etc.

Existem diversos momentos em que você pode presentear alguém com uma cesta. Por que não fazer uma bela cesta de café da manhã e entregar no aniversário do seu cliente? Ou uma bela cesta recheada de chocolates na Páscoa? A versatilidade das cestas é imensa e com certeza existe uma cesta certa para cada momento e para cada perfil.

4. Jantares

Esse talvez seja um dos presentes para clientes mais fáceis que existe. Procure restaurantes com uma ambientação bacana e com um cardápio variado, que consiga agradar a todos os gostos — o ideal é que se tenha pelo menos uma opção vegetariana e/ou vegana.

Certifique-se de que o serviço e a comida nesse local sejam de boa qualidade, caso contrário o cliente vai relacionar uma experiência ruim ao nome da sua empresa. Já a recíproca é verdadeira: uma boa experiência encantará e permanecerá na memória dos clientes por um bom tempo.

5. Cadernos, agendas e planners

Esses são brindes relativamente baratos, mas que podem dar um bom retorno. Se tiverem um design bonito e um material de qualidade, podem ser adotados pelos seus clientes durante o ano todo, que se lembrarão da sua marca em cada utilização.

Se você acha que uma agenda é um presente muito simples, inclua outros elementos e monte um kit. Ideias legais envolvem desde outros itens de papelarias até canecas e copos para viagem.

6. Kit de viagem

Hoje em dia as pessoas estão viajando cada vez mais. Por isso uma ideia que está em alta são os itens de viagem. Vamos começar com o clássico: a almofada de pescoço. Outros itens bacanas são máscaras de dormir, protetores auriculares e kits de produtinhos com menos de 100ml (para poder levar na mala de mão).

Se você souber que o seu cliente ama viajar, pode também incluir um diário de viagem, no qual ele possa descrever suas experiências e incluir fotografias, ingressos de atrações etc.

Essas são somente algumas ideias dentre tantas outras. Você pode utilizá-las ou se inspirar para criar as suas. O importante é acertar o presente e a ocasião. Falando sobre a ocasião, você sabe qual é o melhor momento para presentear os seus clientes e fornecedores?

Escolha o momento certo

Além de escolher o presente, é importante definir quando essa ação vai acontecer — e tudo dependerá do seu plano de marketing. A ideia é fazer com o que o seu cliente ou fornecedor se sinta único com presentes de aniversário ou é promover algum item em datas comemorativas?

Existem alguns produtos intermitentes, que não podem ser utilizados o ano todo como forma de brinde. Seria muito estranho receber produtos de Páscoa fora da época, não é mesmo? Também não adianta nada você entregar uma agenda no meio do ano. As ações devem ser muitíssimo planejadas, e a entrega deve respeitar os prazos estabelecidos.

Fidelize os clientes

Já falamos que presentes são um ótimo meio para fidelizar clientes, mas você já parou para pensar no motivo? Primeiramente, o presente cria um vínculo de aproximação, e a pessoa se sente querida e especial.

Clientes fiéis passarão a fazer o marketing boca a boca, e só deixarão de adquirir seus produtos se a concorrência conseguir oferecer um preço extremamente competitivo. Além disso, essas pessoas tendem a comprar mais. Isso só mostra o quanto presentes para clientes são um ótimo investimento.

Gostou das nossas dicas de presente? Para ajudar ainda mais nas suas empreitadas de marketing, elaboramos um post sobre como escolher um presente corporativo. Confira!

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