9 dicas incríveis de decoração para a sala da sua casa

A sala de estar desempenha um papel fundamental dentro de uma casa. Trata-se de um dos cômodos principais para receber as visitas — e, por isso, é um dos mais visíveis e acessíveis. Quem gosta de inovar investe na escolha de mobílias e itens decorativos, a fim de deixar o espaço confortável e bonito.

No entanto, quem não domina a arte da decoração não precisa se preocupar. Com algumas alterações de móveis e inserindo enfeites, é possível transformar o ambiente, deixando-o agradável e com um toque de personalidade dos moradores.

Neste artigo, reunimos 9 dicas de decoração para a sala da sua casa ficar linda. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Defina um estilo de decoração

Antes de trocar os móveis de lugar ou escolher as cores da parede, é preciso tomar uma decisão: o estilo do cômodo. Hoje em dia, há diversas linhas de decoração, que vão do clássico ao moderno. As pessoas indecisas podem até mesclar dois estilos (desde que eles se relacionem, como o clássico e o vintage).

Ter isso bem traçado é essencial para evitar extravagâncias. Portanto, analise bem todos os cômodos da casa e observe qual é o estilo predominante. Em seguida, reflita se ele transmite um pouco da sua personalidade.

Se sua conclusão for positiva, você já tem um estilo definido! Caso contrário, é hora de determinar com o que você se identifica e saber como transmitir isso por meio da decoração.

2. Pinte uma parede com uma cor diferente

Muitas pessoas pensam que decorar um ambiente é sinônimo de reformá-lo. Na realidade, simples alterações já conseguem transformar o visual do lugar, a exemplo da pintura. Se sua sala tem todas as paredes da mesma cor, considere deixar apenas a principal com um tom diferenciado.

Isso dá um toque moderno ao espaço, além de contribuir com a sensação de amplitude. Se todas as paredes são azuis, por exemplo, cogite deixar apenas uma com a cor branca. Caso todas sejam brancas, deixe apenas a principal em um tom alaranjado, que é quente e dá a sensação de aconchego.

3. Use espelhos como itens decorativos

Por falar em sensação de amplitude, os espelhos são excelentes aliados. Foi-se o tempo em que esse item era utilizado apenas no quarto ou no banheiro: hoje em dia, ele valoriza diversos cômodos, incluindo a sala de estar.

Escolha um modelo grande ou faça uma composição com vários pequenos. A dica é colocá-los em um local estratégico, no corredor ou perto da entrada principal. Os espelhos redondos dão um ar moderno ao espaço, já os quadrados são mais clássicos.

4. Opte por cortinas claras e leves

Pode até não parecer, mas as cortinas impactam bastante na sensação de aconchego do ambiente. Por isso, entre as dicas de decoração para a sala, não poderíamos deixar de citá-las. Como são importantes para o cômodo, o ideal é que tenham tecidos leves e cores claras.

As opções mais clássicas, geralmente estampadas, carregam bastante o visual, além de deixarem o espaço mais escuro. Se o seu estilo é mais tradicional, dê preferência a uma cortina branca ou bege.

Mas, caso você goste de algo diferenciado, os modelos feitos com bambu são boas alternativas. Uma dica de ouro: como a luz natural valoriza o ambiente, deixe para usar as cortinas somente quando for necessário.

5. Adote quadros para a decoração

Nada como colocar itens que transmitam a personalidade dos moradores na sala de estar, não é mesmo? Se você ama viajar, por exemplo, quadros de mapas e lugares turísticos refletem bastante suas preferências. Adora uma decoração casual e elegante? Investir em opções florais e clássicas pode ser interessante.

No geral, os quadros são excelentes itens decorativos. Eles contribuem com a beleza do espaço e, ainda, dão um toque único. Só tome cuidado para não exagerar, pois uma sala composta por muitos quadros pode ficar chamativa e transmitir a sensação de desorganização. Nesse caso, o equilíbrio é tudo!

6. Invista nos papéis e adesivos de parede

Para quem gosta de mudar sempre, mas não tem paciência para reformas, aqui vai uma sugestão: use papéis e adesivos de paredes. Eles são muito práticos e fáceis de aplicar — e podem ser encontrados em inúmeras estampas.

Se as paredes da sua sala são lisas, você pode apostar em um papel de parede de tijolinhos, por exemplo. Caso prefira algo mais discreto, invista nos adesivos de parede, que têm diversas opções: flores, pássaros, frases motivacionais, entre outras.

7. Use móveis funcionais

Atualmente, todos os cômodos da casa podem ser mais bem aproveitados com os móveis funcionais. Eles reúnem múltiplas opções de uso, proporcionando conforto e praticidade para quem busca uma decoração personalizada.

Para a sala de estar, é possível investir no painel de TV com nichos, que economiza espaço. Há também o aparador que se transforma em mesa, um móvel completamente inovador. O ideal é analisar o ambiente inteiro, verificar os móveis que ocupam áreas maiores e trocá-los por opções funcionais.

8. Escolha o sofá ideal

Para que a sala de estar seja aconchegante tanto para os moradores quanto para as visitas, a escolha do sofá é essencial. No entanto, como se trata de um móvel grande e que, geralmente, ocupa bastante espaço, é preciso ter cautela.

É claro que tudo vai depender também do estilo de decoração do ambiente. No entanto, atente para o tamanho, o tecido e as cores do sofá. Se desejar, escolha um modelo pequeno e invista em almofadas ou pufes para complementar os assentos do cômodo.

9. Tome cuidado com os exageros

Decorar a sala pode ser uma tarefa bastante divertida e agradável. Inserir elementos que reflitam os gostos, as preferências e a personalidade dos moradores, no entanto, exige cautela.

Um ambiente que tem informação em excesso (ou seja: muitos enfeites, cores e estampas) pode transmitir uma sensação de desorganização e, até mesmo, deselegância. Por isso, o principal é não abusar. Se você ama mudanças, basta trocar os quadros e os papéis de parede quando quiser, a fim de evitar o exagero.

Como foi possível perceber, nossas sugestões podem ser adotadas por quem deseja renovar o ambiente de forma prática. O resultado será um cômodo mais bonito, aconchegante e agradável para os moradores e as visitas.

E então, gostou das dicas de decoração para a sala? Viu como são práticas e podem ser aplicadas hoje mesmo? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e inspire seus amigos também!

Deixe um comentário