Aprenda como escolher as bebidas certas para presentes

Uma das palavras-chave de um bom relacionamento com o cliente é cuidado, mas se engana quem pensa que essa é uma tarefa fácil. Porém, na hora de reforçar os laços e conseguir novas aberturas para negócios, uma das formas mais simples e eficazes de capturar a atenção do cliente é por meio de presentes — em especial, as bebidas.

Neste post, você aprenderá quais são os itens mais usuais, suas características e como escolher a bebida para presente certa para o gosto de cada um, melhorando — e muito — o relacionamento entre vocês. Confira!

Sugestões de bebidas que conquistarão seus clientes

Se as vantagens de presentear já são bem conhecidas, a possibilidade de cometer um deslize ou uma gafe, também. Mas uma das formas de transformar seu presente em algo inesquecível, sem medo de errar, é usar todas as informações possíveis a respeito do cliente que você já conquistou na seleção do item.

O cuidado na escolha transparece características positivas, como zelo, capacidade de observação e generosidade. E o quanto mais pessoal e capaz de despertar memórias afetivas o presente for, maiores serão as chances de sucesso.

Isso acontece porque a bebida para presente está ligada, no imaginário das pessoas, à possibilidade de aproveitar momentos de tranquilidade e estar entre pessoas queridas, como familiares e amigos. No final das contas, quanto mais sua empresa estiver relacionada à capacidade de proporcionar boas memórias na mente do cliente, maiores serão as chances de êxitos nos negócios no futuro.

Para te ajudar nessa empreitada entre milhares de opções e sabores, preparamos uma lista com as cinco bebidas com maiores chances de sucesso para presentear seus clientes. Continue acompanhando para descobrir quais são!

Vinhos

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas e antigas do mundo, com o mérito de nunca sair de moda e ser extremamente versátil, tanto para os paladares, quanto para os mais diversos bolsos.

Para não se perder entre tantas opções, na hora de escolher, é preciso levar em consideração o estilo e o gosto gastronômico de quem receberá o presente. Ele já visitou algum vinhedo? Ou algum país famoso por suas vinícolas? Ele prefere degustar a bebida com algum acompanhamento, como queijos ou doces? Ter as respostas para algumas dessas perguntas torna a experiência da bebida mais especial e podem ser adquiridas por meio de pequenas observações.

Outro aspecto fundamental para a escolha é ter um cuidado especial com a variedade de tempo da bebida. O intervalo de alguns anos pode transformar o vinho de uma bebida de mesa em uma safra especial, dando a ele um aspecto mais exclusivo e somando pontos caso o cliente seja um apreciador da bebida.

Ainda nessa questão, tente beneficiar-se também de outros detalhes, como o ano do cultivo do vinho. Tente relacioná-lo a datas importantes na vida do seu presenteado, sejam marcos pessoais ou profissionais. Uma boa ideia é dar um vinho que tenha sido cultivado no ano de criação da empresa ou no ano de nascimento dos filhos.

Cervejas Artesanais

As cervejas artesanais tornaram-se uma tendência no Brasil e uma ótima opção, pois, além de já fazerem parte da mesa do brasileiro, permitem sair do lugar-comum, com novos sabores, tipos de cremosidade e texturas.

Os gostos provocados pela cerveja artesanal podem ser tão complexos como o de um bom vinho. A variedade é tanta que, no mercado, é até possível achar versões da bebida que se aproximam de espumante.

Para não se perder entre tantas opções, vale manter em mente que as cervejas se dividem em dois grandes grupos: lager, de baixa fermentação, lembrando malte e lúpulo; e ale, de alta fermentação, que resulta em uma bebida mais perfumada.

Whisky

Apesar de não ser uma figura cativa da mesa dos brasileiros, como a cerveja, o whisky também caiu no gosto nacional, principalmente na parte Nordeste do Brasil. Prova disso é que o Recife foi eleito, em 2009, o maior consumidor da bebida no mundo pela revista inglesa The Whisky Magazine, publicação especializada na bebida.

Para a escolha do whisky, assim como o vinho, é importante ter uma consideração especial pelo tempo, diretamente relacionado à qualidade da bebida. No caso do whisky, 12, 18 ou 24 anos são considerados de alta qualidade.

O whisky é uma bebida para presente que se encaixa melhor em situações mais formais e uma escolha recorrente para clientes do sexo masculino. A bebida também pode ser uma boa opção para aniversários de amigos, pai e avôs.

Cachaça Artesanal

Assim como a cerveja artesanal, as cachaças também ganharam um ar mais requintado e exclusivo pelo mercado e podem ser divididas em dois tipos: cachaças brancas e envelhecidas em madeira.

A cachaça branca é o tipo mais simples de ser encontrado no mercado. Ela tem a maior concentração de álcool e não passou por nenhum tipo de envelhecimento durante seu processo de fabricação. A bebida apresenta um gosto mais forte, similar ao da cana-de-açúcar.

No caso das cachaças envelhecidas, elas ficam armazenadas em tonéis de madeira, e o tipo de cada um — podem ser até 24! — provocam diferenças no gosto da bebida. O barril amburana, por exemplo, faz com que a bebida tenha um sabor e aroma mais forte, enquanto os tonéis de carvalho deixam o álcool com uma cor dourada e um sabor mais suave, por isso, ela é indicada para apreciadores “iniciantes”.

Espumantes

Em qualquer grande comemoração, ele está lá. O espumante é a bebida com encaixe perfeito para eventos mais requintados, envolvendo especialmente celebrações.

No caso de clientes, essa é uma escolha que deve ser feita com mais cuidado. Opte por um momento em que seja possível comunicar o alcance de um grande resultado para a empresa ou a conclusão de um ciclo importante. Esse será um momento em que comemorarão juntos!

A bebida para presente é uma das categorias com mais opções versáteis no mercado, e cada uma delas proporciona enormes possibilidades de agradar o paladar do cliente com uma escolha certeira.

Depois de entender por que a bebida para presente é uma ótima escolha e conhecer mais sobre o tipo ideal para cada cliente, que tal entrar em contato conosco? A equipe da Cestas Persona está sempre pronta para te ajudar a pensar nas melhores opções e obter os melhores resultados junto aos seus clientes. Solicite um orçamento!

Deixe um comentário