Clientes b2b: 6 formas de conquistar esse tipo de cliente

Você quer atrair cada vez mais clientes B2B, mas não sabe por onde começar? Então, pare de se preocupar agora mesmo. Neste artigo, mostraremos a você 6 formas de conquistar esse tipo de público.

Os clientes B2B, ou “Business to Business”, sempre merecem uma atenção especial. Eles normalmente representam uma excelente oportunidade de negócio, pois compram em maior quantidade e, também, de maneira mais constante e consistente.

Outra característica do mercado B2B é sua seletividade — motivo pelo qual merece estratégias de marketing mais cuidadosas e especiais. A seguir, acompanhe algumas sugestões eficazes para conquistar esse tipo de cliente!

1. Ofereça programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são práticas comuns quando se fala em consumidores B2C. Entretanto, também podem ser ótimas alternativas para o público B2B, pois permitem que os clientes corporativos tenham uma melhor experiência de compra na empresa. Além disso, eles comprovadamente aumentam a taxa de retenção e satisfação dos clientes.

Uma boa maneira de dar início a essa estratégia é planejar o tipo de recompensa que você quer oferecer. Os clientes B2B costumam gostar especialmente de benefícios exclusivos, como acesso prioritário a novos produtos e a pesquisas de mercado.

O importante é que você tenha em mente que esse tipo de público é diferente do B2C. Assim, por mais que sua estratégia tenha como base programas de fidelidade usados em negócios B2C, é preciso adaptá-los.

2. Torne o processo de compra mais simples

O processo de compra dos clientes B2B não costuma ser muito direto e nem mesmo linear. Isso pode fazer com que potenciais consumidores desistam do processo — que, muitas vezes, pode parecer confuso e trabalhoso demais.

Por isso, simplificar a experiência dos clientes faz com que eles atinjam níveis mais altos de satisfação. Isso aumenta, ainda, os índices de retenção do público.

Para tornar o processo de compra mais simples, você pode adotar algumas medidas. Certifique-se, por exemplo, de que a empresa tenha processos unificados entre os diversos departamentos.

Nada pode ser mais cansativo para as pessoas do que uma setorização muito intensa. Portanto, crie um ambiente no qual o consumidor sinta que, ao conversar com um departamento, estará em contato com toda a empresa.

A tecnologia também pode ser utilizada a seu favor: faça uso de softwares que compilem todos os dados dos clientes. Assim, a companhia terá uma visão global do público-alvo — e o consumidor, por sua vez, terá uma ampla visão da empresa.

3. Presenteie seus clientes B2B

As recompensas para seus clientes B2B devem ser muito bem planejadas. Lembre-se de que o objetivo é nutrir, desenvolver e manter relacionamentos de negócios duradouros.

Além disso, você quer mostrar às pessoas que a marca se importa com seus objetivos e o alcance do seu sucesso, não é mesmo? Não é qualquer presente que passará a mensagem desejada, portanto pense muito bem antes de presentear.

Uma dica valiosa é trabalhar na personalização do presente. Dependendo das informações que você já tem sobre aquele cliente, poderá oferecer algo que combine exatamente com o perfil apresentado por ele.

As cestas de final de ano são ótimas opções. Elas podem ser personalizadas e ficar com a cara do seu cliente. Uma sugestão é montá-las de forma a deixá-las chiques e requintadas. Certamente, seu público ficará impressionado com a consideração e o bom gosto demonstrados pela organização.

4. Seja versátil

Grande parte dos clientes B2B prefere fechar seus negócios online a ter de se encontrar com representantes de vendas do modo tradicional.

Portanto, é preciso estar preparado para atender aos clientes muito bem pessoalmente, mas sem deixar de lado a inovação e a versatilidade. Lembre-se de cuidar para que todo o seu público-alvo tenha, por exemplo, uma excelente experiência no site da companhia.

Uma página leve e moderna trará uma ótima primeira impressão a potenciais clientes. Além disso, tenha uma plataforma de e-commerce que contenha todas as ferramentas das quais seus consumidores precisarão. Certamente, a empresa terá uma grande vantagem competitiva quando comparada a concorrentes que não dispõem desse tipo de recurso.

5. Invista nas mídias sociais

Um erro comum a muitas marcas é pensar que as mídias sociais são úteis apenas para negócios com clientes B2C. Entretanto, a maioria do público B2B usa as redes como a primeira ferramenta de busca na hora de tomar uma decisão. Inclusive, vários negócios têm origem nesses mesmos processos.

Algumas empresas usam, por exemplo, os stories do Instagram de maneira bastante eficaz. Elas mostram a seus seguidores exatamente como seus produtos funcionam. Além disso, aproveitam a plataforma para compartilhar notícias e discutir estratégias com a audiência.

6. Organize eventos

Os eventos são excelentes oportunidades de atrair novos clientes e melhorar o relacionamento com os atuais. Isso porque é possível incrementar a interação entre empresa e potenciais consumidores — e o melhor é que tudo se desenvolve em um ambiente único, mais casual do que de costume.

Se conduzidas da maneira correta, tais estratégias podem representar o início de parcerias duradouras. Algumas ideias interessantes são: seminários, webinars ou eventos promovidos nas próprias mídias sociais, que alcançam um público vasto.

Os webinars são particularmente eficazes, pois mantêm seus clientes B2B informados (algo muito valorizado hoje em dia). Esse tipo de iniciativa permite que eles se sintam parte do processo de tomada de decisão da empresa.

Assim, tal público passa a se enxergar como parte da própria companhia e consegue se manter atualizado sobre seu funcionamento.

Gostou de nossas dicas para conquistar clientes B2B? Se você se empenhar em atraí-los da maneira correta, a empresa certamente terá bons resultados.

Lembre-se de que um dos seus principais objetivos deve ser construir e manter bons relacionamentos com o público. Portanto, qualquer esforço para que esse processo seja eficiente é bem-vindo. Como os clientes B2B têm suas peculiaridades, não se esqueça de dispensar a eles um tratamento especial de marketing.

Se as sugestões deste artigo foram úteis para você, não deixe de conferir 6 ideias de presentes para clientes e fornecedores especiais. Eles certamente ficarão encantados e a relação entre as duas partes será beneficiada com essa estratégia!

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