Como escolher fornecedor: 8 fatores para levar em conta

O sucesso de um negócio depende de vários fatores, que vão desde a escolha do segmento até a entrega do produto final aos clientes. Saber como escolher fornecedor está entre as etapas mais importantes. Afinal, ele atuará como um parceiro da sua empresa, sendo responsável pela entrega da matéria-prima, do produto ou do serviço oferecido pelo seu negócio.

Se uma empresa não tem bons fornecedores, certamente os processos serão prejudicados. Isso pode atrapalhar drasticamente o fluxo de produção e entrega, diminuir a qualidade dos produtos/serviços e reduzir o número de clientes.

Diante da importância desse assunto, reunimos neste post 8 fatores que devem ser levados em conta para que a escolha do fornecedor seja feita de maneira eficiente. Acompanhe!

1. Avalie a qualidade dos produtos/serviços

Seja uma empresa de grande porte, seja um negócio que está começando agora no mercado, saber como escolher fornecedor é uma dúvida que diferentes perfis de empreendedores têm. Muitos deixam essa escolha para última hora ou não a fazem de maneira consciente.

O primeiro passo para que essa decisão seja tomada de forma inteligente e eficaz é considerar os fornecedores parceiros do seu negócio. É claro que tudo é tem como base a troca: você compra e o fornecedor entrega. No entanto, quando essa relação não é profissional o suficiente, a sua empresa sofre as consequências, tendo que lidar com atrasos, preços elevados e baixa qualidade de produtos.

Por esse motivo, é essencial avaliar a qualidade dos produtos/serviços que são oferecidos antes de assinar qualquer contrato. Se for necessário, vá até o local e veja como os itens são armazenados, experimente cada um deles e verifique de perto os aspectos mais importantes. Tenha em mente que é a qualidade do que é entregue que cativa os seus clientes.

2. Verifique se os preços são justos

Nessa etapa, é preciso considerar o planejamento financeiro da sua empresa. O fornecedor deve oferecer um serviço que seja viável e com valores que estejam dentro do seu orçamento.

Todavia, não se oriente apenas pelo aspecto financeiro. Na realidade, ele deve ser aliado à qualidade do serviço. Portanto, tudo deve estar alinhado ao plano de negócios da empresa, que não deve comprometer o valor final dos produtos comercializados.

3. Considere os prazos e as entregas

Um dos aspectos mais importantes para saber como escolher o fornecedor é em relação ao cumprimento dos prazos estabelecidos. Certifique-se de que a empresa fornecedora é comprometida e realiza as entregas nos prazos propostos. Além disso, saiba em quanto tempo elas são realizadas.

Essas informações precisam estar alinhadas ao planejamento financeiro do seu negócio. Logo, o fornecedor escolhido precisa cumprir o acordo e realizar a entrega com agilidade, qualidade e profissionalismo. Um pequeno deslize pode comprometer as suas vendas e até mesmo fazer com que a sua empresa perca clientes.

4. Conheça bem a empresa fornecedora

O fornecedor do seu negócio é também um parceiro. Portanto, a relação de vocês precisa ser de confiança. Isso ajuda muito nos casos em que a sua empresa precisa de uma entrega com urgência, por exemplo.

Para saber se o fornecedor em questão é, de fato, o melhor para se estabelecer essa relação, avalie alguns pontos. Um deles é o tempo de atividade. Um fornecedor que está há mais tempo no mercado certamente tem mais experiência e está apto a receber diversos tipos de demandas.

Também vale acessar o site da empresa e as páginas dela nas redes sociais. Há sempre um campo com a avaliação de pessoas que utilizam ou já utilizaram os serviços — o que pode ajudar na sua tomada de decisão.

Por fim, converse com os gestores, chefes e os principais diretores. Eles são os responsáveis pela entrega e precisam garantir que a sua empresa será bem atendida do início ao fim do contrato.

5. Informe-se sobre o custo do frete

Saber como escolher o fornecedor envolve também o conhecimento dos custos. Além dos preços, é preciso saber se o valor do frete condiz com o planejamento financeiro do seu negócio.

Um fornecedor localizado fora do país, por exemplo, exige um frete maior e mais atenção aos prazos, que podem variar por causa de greves. O ideal é optar por empresas que estejam próximas à sua região. Assim, você evita problemas com o prazo de entrega e ainda garante a satisfação dos seus clientes.

6. Avalie a capacidade de fornecimento

É muito importante saber se o fornecedor tem capacidade de fornecimento, principalmente em determinados momentos. No final do ano, por exemplo, que é quando aumenta a demanda de mercadoria de todos os tipos, é preciso contar com uma empresa fornecedora que atenda à sua demanda.

Por isso, vale sempre ficar atento em relação à disponibilidade dos produtos em todos os meses, principalmente naqueles que têm alto consumo.

7. Veja as formas de pagamento

Hoje em dia, a facilidade de pagamento é um ponto decisivo na hora de fechar o contrato com um fornecedor. De nada adianta ele ter produtos de qualidade e com entrega dentro do prazo se não oferece facilidades para pagar.

Esse é um fator que deve ser levado em conta porque impacta diretamente no orçamento financeiro da sua empresa. Por isso, precisa estar alinhado ao seu negócio. Saiba se as formas de pagamento oferecidas estão de acordo com a realidade da sua empresa. Nesse caso, os parcelamentos sem juros e os descontos para o pagamento à vista são opções bem interessantes.

8. Considere a qualidade do atendimento

Por fim, mas não menos importante, vem a qualidade do atendimento. Como citamos no início do texto, a sua empresa e o fornecedor escolhido terão uma relação baseada em confiança e profissionalismo. Por esse motivo, é muito importante que a comunicação entre vocês seja efetiva.

Já imaginou ter que lidar com um fornecedor que não tem educação ou não se esforça para atender às suas solicitações? Antes de firmar a parceria, avalie a qualidade do atendimento oferecido e os canais de comunicação disponíveis.

Saber como escolher fornecedor é uma ação que exige muitos cuidados e atenção. Como vimos, tudo deve ser analisado para que a qualidade dos produtos/serviços seja mantida e a satisfação dos clientes seja crescente.

O que você achou das dicas para saber como escolher fornecedor? Viu como são importantes para o sucesso do seu negócio? Compartilhe a sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário