Confira 6 dicas essenciais para aumentar a produtividade no trabalho

Se você está sentindo sua produtividade no trabalho comprometida por alguma interferência externa, saiba que é normal, em um determinado período, que o desempenho sofra oscilações e desnivele o índice de produção.

Nesse sentido, iniciar um mapeamento e identificar onde estão as causas pode ajudar a definir as estratégias de contenção e formular um diagnóstico mais abrangente, além de apresentar oportunidades de melhorias e recuperação do tempo perdido.

E, para que seus resultados nos processos sejam efetivos e eficientes — favorecendo o aumento da produtividade no trabalho — busque encontrar o tom da automotivação em cada etapa e assim você vai saber garantir a si mesmo um melhor desempenho e aproveitamento. Quer saber mais sobre o assunto? Confira este post!

Qual é a importância da produtividade no trabalho?

Mesmo que você esteja encorajado pelas oportunidades mercadológicas a produzir em grande escala e curto espaço de tempo, sentir que pode elevar o potencial de entrega e atender a uma demanda ainda maior faz toda a diferença.

Um dos primeiros e importantes passos é entender o seu papel dentro de todo o processo e qual é o nível da sua contribuição. Feito isso, você vai conseguir identificar se está mesmo se dedicando da maneira correta e pelo tempo necessário para resultados expressivos.

A produtividade no trabalho é um indicador fundamental que demonstra como a empresa é percebida pela equipe e pelo mercado. Se você deseja aumentar o seu ritmo pessoal e bater metas arrasadoras, considere essas 6 dicas a seguir como aspectos relevantes do dia a dia!

1. Liste as tarefas mais difíceis em primeiro lugar

Ao acordar, organize mentalmente o seu dia e ordene as tarefas por grau de complexidade e de prioridade, para assim, cumprir uma jornada bem-sucedida com bom humor e a certeza de executar atividades que demandam atenção diferenciada, em tempo hábil.

Não deixe para depois o que você pode executar já nas primeiras horas do dia e que dependem do seu empenho. Também não comprometa o trabalho de outras pessoas que fazem parte de um mesmo grupo que você e estão à espera da sua entrega com um desempenho aquém do que você pode oferecer.

Faça da lista uma aliada e consulte-a sempre que tiver dúvidas sobre o trabalho, mas tenha o cuidado de torná-la real e possível, organizando bem o tempo e o prazo destinado a cada demanda, com meta alcançável ao longo do dia.

2. Identifique os períodos de maior produtividade

O tônus vital é estudado pela Psicologia como o grau de energia e impulsão que um indivíduo possui para realizar coisas. Procure entender em qual período do dia a sua disposição está mais elevada, concentre os afazeres prioritários nesse período para garantir a conclusão do cronograma.

Ser produtivo não é trabalhar horas a fio, sem pausa, para entregar as atividades no tempo correto. Se você executar uma tarefa sem prestar atenção ao que está sendo executado há um risco iminente de retrabalho, o que depõe contra a produtividade, por isso, deposite suas fichas nos horários de pico da sua capacidade de desempenho.

3. Use ferramentas de produtividade

Use a tecnologia a seu favor e lance mão de ferramentas para auxiliar a sua rotina e mensurar o nível de produtividade no trabalho. Você não precisa confiar no cérebro para repassar sua lista o tempo inteiro.

Existem muitas soluções disponíveis em versões para computadores, tablets e smartphones — Google Now, Google Keep, Trello, Evernote, entre outras. São ferramentas que otimizam o tempo e facilitam a jornada produtiva.

4. Reduza as distrações e interrupções

É fato que, para cada hora ininterrupta de trabalho recomenda-se uma pausa de alguns minutos para descansar a mente e o corpo — se as atividades exigem esforço físico —, mas é essencial definir corretamente esses momentos para não afetar a produtividade no trabalho.

As redes sociais estão em alta, mas se você deseja mesmo apresentar uma boa produtividade no trabalho, deixe para utilizar o celular nos momentos de intervalo. Entender que há um momento certo para a maioria das coisas fará aumentar sua produtividade no trabalho, de forma instintiva.

As distrações são importantes para equilibrar o cansaço mental, mas não podem interferir ou comprometer o bom andamento do trabalho rotineiro, caso contrário, os prazos poderão ser afetados com reflexo negativo no atendimento ao cliente, por exemplo.

Lembre-se de que ao decidir pela contratação deu um profissional, a empresa espera pagar pela produtividade em um número preestabelecido de horas e quando isso não acontece, pode acarretar uma justa rescisão do contrato acordado.

5.  Faça uma coisa de cada vez

Não tente ser multitarefas se o que tem planejado para o dia não comporta uma execução desfocada. Ao fazer isso, você correr o risco de não conseguir realizar um trabalho bem-feito em nenhuma das funções, o que é ruim, pois, depõe contra as suas habilidades e competências, demonstrando falta de critérios e organização.

6. Concentre-se

Todas as dicas anteriores se perdem no espaço se você não focar e canalizar a atenção para o que realmente precisa ser feito. Gostar do que faz aumenta o nível de satisfação no trabalho e consequentemente, a produtividade.

Muitas pessoas passam os dias em modo automático em um vínculo obrigatório, mas pouco dedicado, o que faz com que a concentração seja comprometida por uma falta de motivação generalizada.

Procure encontrar os elementos que encantam no seu trabalho para desempenhar as funções de um modo diferenciado, que vá chamar a atenção dos colegas a sua volta e inspirar àqueles que estão buscando meios de aumentar o nível produtivo.

Você percebeu o quanto o sucesso de um negócio está atrelado à produtividade no trabalho e em como as tarefas são executadas? Não é fácil manter-se motivado a todo o momento, mas é possível se valer de estratégias para alcançar os melhores resultados individuais e em conjunto para ser alvo de referência dentro e forma do ambiente de trabalho.

Você gostou deste post sobre o aumento da produtividade no trabalho e percebeu o quanto algumas mudanças de atitude podem contribuir para melhorar a sua performance. Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário