Fidelização de clientes: 5 dicas para torná-los promotores da marca

Já na Roma antiga, a fidelização de clientes acontecia quando o plebeu recebia a proteção de um patrono benfeitor, detentor das posses e responsável por realizar as negociações a favor dos interesses mútuos. Esse patrono tinha o respeito do plebeu assistido, em função do favorecimento que apresentava nas negociações.

Qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência, com a diferença de que, agora, o cliente tem um leque variado para a escolha dos seus patronos — fornecedores — e a liberdade de optar por quem oferece as melhores condições.

Na corrida pela atenção e pela fidelização de clientes, cada vez mais é preciso traçar estratégias consistentes para sair à frente da concorrência no mercado e conquistar um número elevado de conversões em vendas.

Se você é responsável pelo atendimento ao cliente e gestão de vendas em sua empresa, este post será bastante útil, pois traz dicas de como fidelizar o cliente e torná-lo promotor da sua marca. Confira!

Por que a fidelização de clientes é tão importante?

Se dissermos que a fidelização de clientes é importante para manter a carteira ativa e alavancar as vendas, usaremos o conceito padrão — e não está incorreto. Mas o mundo evoluiu, a tecnologia avançou e, com ela, o comportamento e o grau de exigência do consumidor.

A pirâmide invertida — método empregado no jornalismo para dar ênfase à notícia de maior destaque — demonstra a importância do cliente no posicionamento mercadológico da empresa e traz a gestão como alicerce, seguida da equipe de vendas, que ampara o cliente na ponta, em todas as suas necessidades.

Com fácil acesso à internet, o cliente de hoje tem urgência de compra e busca os diversos canais de vendas para atender aos seus desejos de consumo, sempre em um movimento frenético.

Cabe às empresas uma adaptação rápida, mantendo o cliente no topo e trabalhando em retaguarda para encontrar os melhores caminhos da fidelização, sem, contudo, se deter em uma só estratégia. Não é uma trajetória fácil, pois a volatilidade do consumidor tem se mostrado cada vez mais comum.

Para tornar seu negócio competitivo e dinâmico nesse novo mundo no qual o consumidor é quem determina o patamar de excelência da sua empresa, selecionamos 5 dicas valiosas e de fácil aplicação em todas as etapas da pirâmide! Vamos lá!

1. Dê tratamento diferenciado ao cliente fiel

Todos os clientes são especiais, mas, para aqueles que compram, recompram e referenciam seu produto ou serviço, deve haver um tratamento diferenciado e personalizado, de modo que ele se sinta especial no topo do atendimento.

Todas as vezes que você identificar uma movimentação desse cliente — seja para citar sua empresa ou para comprar —, faça menção a essa fidelidade, oferecendo descontos ou bônus nas próximas compras, por exemplo.

Esse cliente também merece ter acesso em primeira mão a tudo que sua empresa estiver prestes a oferecer no mercado. Dessa forma, ele se sentirá diferenciado dos demais e terá o poder de compra antecipada, o que o credencia a um acesso VIP.

2. Forneça brindes especiais

Sabe aquele melhor cliente, que desembolsa grandes quantias em sua empresa e faz questão de divulgar a sua marca? Esse é o tipo de cliente que você deve mimar, oferecendo mais que descontos e atendimento diferenciado, pois ele é um combustível constante em sua empresa.

Ele é um cliente com poder de compra, disposto ao gasto e que tem preferência pela sua empresa, logo, a surpresa poderá ser algo diferente do que ele já esta habituado a consumir. Ofereça um brinde interessante, necessário e requintado.

Existem inúmeras possibilidades, como relógios, kit vinho, bolsas, viagens, chocolates finos ou, na melhor das sugestões, o agrupamento de algumas dessas opções em uma cesta personalizada, com produtos finos e variados. Esse é o tipo de brinde impossível de não agradar ao cliente.

Escolha um momento estratégico e presenteie seu cliente com algo com que ele se identificará e, possivelmente, em ato instintivo, postará nas redes sociais, divulgando a bela surpresa proporcionada pela sua empresa.

3. Proporcione uma experiência única com a sua empresa

A qualidade do produto ou serviço, aliada ao preço e ao atendimento, são essenciais para a fidelização de clientes. Mas, o que faz com que eles prefiram a sua empresa e não qualquer outra no mercado? A experiência de compra precisa superar as expectativas dos clientes e causar encantamento.

Procure antecipar-se às tendências e inove sempre que possível. Tenha os parceiros como aliados e a tecnologia como ferramenta de gestão, demonstrando ao cliente que sua empresa é visionária, moderna e preparada.

O cliente da atualidade tem opinião forte e a expõe em todos os canais de comunicação possíveis. Faça disso um trunfo e use a favor da sua empresa, tornando o cliente parte do seu negócio e permitindo que ele dê sugestões e opiniões, com participação especial nos projetos.

4. Venda para as pessoas certas

Com a concorrência acirrada e oferta de produtos e serviços similares, os desafios diários de conquista e fidelização de clientes são pauta das reuniões, na maioria das empresas. É preciso segmentar e traçar o perfil do cliente para concentrar as atenções e direcionar as campanhas de marketing para os consumidores certos.

Identifique potenciais consumidores da sua marca e capte os sinais que ele emite. Normalmente, um cliente potencial demonstra o interesse conforme a abordagem evolui e as perguntas vão surgindo. É o momento de usar a empatia, trocar mentalmente de lugar e se perguntar como gostaria de ser atendido.

O cliente certo é aquele que se sentirá acolhido e se identificará com os valores propostos por sua empresa. Treinar a equipe de vendas para ser transparente e prometer somente o que puder ser cumprido é essencial para o sucesso do negócio. Nada adiantará uma venda a qualquer preço e não oferecer suporte posteriormente.

5. Acompanhe as suas expectativas

Quando o consumidor entra em contato com sua empresa, seja por telefone ou pessoalmente, já demonstra o interesse no seu produto ou serviço.  A venda potencial acontece nos primeiros momentos da conversa e a concretização do negócio depende da expertise de quem faz o atendimento.

Logo no primeiro atendimento há, no consumidor, a expectativa de encontrar a melhor solução para sua busca. Com isso, o acompanhamento torna-se peça fundamental para a fidelização. Faça um mapeamento das necessidades por meio de perguntas estratégicas, sem pressão para uma decisão imediata.

Acompanhe o seu cliente até depois da saída, quando a venda já estiver concluída. Isso quer dizer que o novo consumidor, sempre antenado, estará aberto a outras experiências e sua empresa não pode perdê-lo de vista.

Acompanhe-o nas redes sociais, agradeça pela preferência, entre em contato para confirmar a satisfação com o atendimento, o produto ou serviço, envie e-mail com informações sobre as novidades, além de presentear no dia do aniversário com brindes que sempre remetam à sua marca.

Uma dos pontos mais importante na fidelização de clientes é conhecê-los e saber ouvir o que eles têm a dizer. Nem sempre o cliente tem razão, mas sua opinião, de uma forma ou de outra, precisa ser levada em consideração. Essa é uma estratégia que fará com que seu cliente sinta a importância que tem dentro da sua empresa e passe a divulgar sua marca, contribuindo para uma fidelização abrangente e coletiva.

Gostou do post? Percebeu o quanto sua empresa pode fazer para criar um vínculo duradouro com os clientes? Então deixe um comentário e compartilhe a sua experiência e as suas ideias sobre o assunto!

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