Nossas 7 dicas para você melhorar o engajamento de colaboradores

Uma empresa sem pessoas é apenas uma estrutura de concreto, tijolos e equipamentos. Mesmo que seja um negócio de grande aceitação no mercado, os profissionais que compõe o quadro de colaboradores são essenciais para fazer girar a roda da produtividade que leva ao sucesso e ao lucro.

Acontece que quanto melhor a equipe, mais valioso se torna o seu passe e maior o risco de perda para a concorrência em um cenário altamente competitivo. Se você é um empreendedor em crescimento e tem a seu redor um time que vale ouro, cuide para que, a cada dia, ele seja mais devotado e participativo.

Continue a leitura deste post e confira dicas valiosas para melhorar o engajamento de colaboradores e o aprimoramento da sua gestão. Leia já!

1. Acompanhe os projetos e demonstre envolvimento

Tradicionalmente, funcionários oferecem sua mão de obra em troca de uma remuneração justa que custeie suas despesas e mantenha o padrão de vida escolhido.

Para eles, embora esse seja um dos principais motivos, saber que podem contar com o olhar atento do gestor sobre as atividades e os projetos, dando suporte em caso de falhas, aumenta o vínculo emocional e a fidelidade à sua empresa.

Acompanhar de perto o trabalho de cada colaborador colocando-se à disposição para qualquer eventualidade produz uma atmosfera de confiança e lealdade. Conhecer as expectativas e o perfil de cada um permitirá um melhor aproveitamento das qualificações individuais.

Lembre-se: um colaborador que tem seu trabalho acompanhado e reconhecido como eficiente por seu empregador eleva o nível de motivação e engajamento, indo de encontro à filosofia da empresa.

2. Divida a propriedade do projeto com seus colaboradores

Todo funcionário, quando motivado, sente-se dono da empresa junto com seu proprietário. Dê essa autonomia à equipe e seus resultados serão surpreendentes. A descentralização traz muitos benefícios, dentre eles, maior tempo para cuidar de outras tarefas, compartilhamento de ideias e uma melhor visualização do seu negócio.

Tenha enfoque nos resultados e permita que cada um execute as atividades à sua maneira. Isso, além de aumentar o engajamento, dá vazão a uma liberdade assistida sem interferência no processo criativo. O colaborador terá maior carinho e atenção ao executar uma atividade, como se a empresa fosse de sua propriedade.

Acompanhando de fora todos os processos será possível que você se dedique a uma gestão mais estratégica e menos operacional, com mais oportunidade para se reunir com clientes e fornecedores. Essa rede de relacionamentos é importante se uma empresa planeja voos ainda maiores.

3. Estabeleça uma boa comunicação com a equipe

Seja objetivo, demonstrando claramente aos seus colaboradores o que espera deles na contribuição para o sucesso e crescimento da empresa. Certifique-se de que suas orientações foram bem entendidas por todos os envolvidos, incentivando a abertura de um canal de comunicação direto e sem ruídos.

Fomente a comunicação entre setores a fim de aumentar a produtividade e alinhar informações importantes. Uma comunicação eficaz transmite segurança e fortalece os propósitos de existência da empresa, ratificando os motivos pelos quais cada colaborador escolheu permanecer.

4. Estipule metas alcançáveis

Ter desafios cada vez mais instigantes e difíceis é motivador para profissionais competitivos, mas estabelecer metas inalcançáveis não só impedirá o sucesso do projeto, como desenvolverá um sentimento de frustração e desânimo nos envolvidos.

Portanto, ao reunir todos os colaboradores para informar a meta a ser alcançada, tenha o cuidado de ouvir a equipe para saber o grau de dificuldade durante o processo de cumprimento. Mesmo que a decisão final seja sua, ter a ciência dos percalços do caminho ajuda na tomada de decisão, com margem para alterações, se necessário.

5. Aprenda com sua equipe

Ninguém sabe tudo a ponto de não precisar aprender mais um pouco e é fundamental que você reconheça que possa haver dentre os seus liderados alguém com melhores qualificações que as suas. Deixe então que cada um apresente suas competências e as utilize em favor da sua empresa.

O fato de ser o dono do negócio não quer dizer que você seja o detentor absoluto do conhecimento. Poder contar com profissionais capacitados torna tudo mais fácil, permitindo um trabalho mais apurado e eficiente.

O engajamento de colaboradores se solidifica com a importância e valorização que você der às suas experiências. Quando um profissional é admitido, não esqueça que ele também está admitindo a sua empresa. Certamente ele tem em mente desenvolver suas habilidades e espera ter espaço para que isso aconteça.

6. Seja criativo e dinâmico

A rotina repetitiva é um dos principais fatores da desmotivação e falta de engajamento, então, seja um empreendedor diferenciado, promovendo reuniões com criatividade e leveza. As reuniões em  geral acontecem para alinhamento de informações e determinações específicas.

Aproveite a oportunidade para criar um formato novo de abordagem, mais descontraído e interessante, sendo dinâmico e trazendo seus colaboradores para perto de você. Envolva a todos, peça opinião e crie grupos de discussões onde a participação de todos seja muito bem-vinda.

Quando um indivíduo se sente parte efetiva de um projeto, não apenas se engaja como incentiva todos os outros a fazerem o mesmo, formando uma grande corrente de motivação.

7. Invista em treinamentos

Capacite sua equipe promovendo treinamentos, workshops, palestras e cursos. Se não for possível o desenvolvimento interno, incentive a participação em eventos externos para complementação do currículo.

Aposte alto no plantio de boas ações para seus colaboradores, demonstrando o quanto são importantes e fundamentais para sua empresa e a recíproca será verdadeira.

O bom profissional está sempre aprendendo e se reinventando, pois busca incessantemente a excelência. Esta é uma grande oportunidade de conhecer e analisar os perfis, o que servirá de embasamento futuro para promoções, por exemplo.

O engajamento de colaboradores só é possível graças aos incentivos que cada um recebe da gestão para o desenvolvimento e melhoria contínua, pessoal e profissional. Sendo assim, permita a liberdade de trabalho e proponha desafios concretos. Esse é o melhor caminho para ter um time engajado.

Gostou do nosso conteúdo sobre como melhorar o engajamento de colaboradores? Encontrou as dicas que queria para aplicar em sua empresa? Então deixe um comentário neste post e divida com a gente suas impressões sobre o assunto!

Deixe um comentário