O que é PRM — Partner Relationship Management?

As parcerias são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Os aliados que integram o processo são parte importante para garantir um bom resultado final. A fim de gerir as empresas integradas e alavancar as vantagens obtidas, é possível aplicar o PRM, ou Partner Relationship Management.

A gestão de parceiros do negócio é fundamental para ter bons canais de vendas e ótimos aliados na cadeia produtiva. Mas, afinal, como o PRM ajuda nisso? É o que explicaremos neste post, veja mais a seguir!

O que é o PRM?

No mercado atual, a capacidade de produzir itens ou prestar serviços de qualidade, preço baixo e com agilidade é fundamental. A grande concorrência e as inovações tecnológicas otimizaram a rotina das empresas, exigindo que as organizações aprimorem seu desempenho para acompanhar.

Para isso, faz-se necessário observar e criar estratégias de evolução para o processo produtivo, de modo a garantir que resultados melhores possam ser obtidos. A fim de melhorar a cadeia, o PRM propõe uma reestruturação das parcerias.

O PRM permite que isso aconteça utilizando-se da gestão das relações com os parceiros comerciais que são parte importante no andamento das atividades, com auxílio da tecnologia.

Como isso é possível? Melhorando a relação com os parceiros que têm contribuição direta com a empresa e impactam na produção e no resultado final. Desse modo, criar uma comunicação acertada e vínculos duradouros impacta positivamente o desempenho do negócio.

Para que o PRM pode ser utilizado?

O PRM pode ser utilizado para melhorar todo o relacionamento com os terceiros envolvidos nos processos da empresa, de modo a garantir que os frutos obtidos por eles sejam ainda mais benéficos para a organização. Confira!

Gerenciar os contratos

Os contratos que uma empresa firma com seus parceiros é o que vai delinear o contato durante toda a parceria. Com a gestão dos contratos, de modo a estabelecer critérios, você se certifica de atrelar laços apenas com as empresas confiáveis, garantindo a satisfação dos vínculos.  

Criar canais de vendas de sucesso

Os canais de venda são um ótimo exemplo de parceria indispensável para uma organização. Afinal, eles são responsáveis pelo contato entre seu produto e o cliente. Com o PRM, pode-se melhorar a logística da distribuição e garantir os resultados, trabalhando de modo alinhado e próximo. Assim, você engaja os revendedores. Ou seja, o parceiro é integrado à gestão da empresa.

Facilitar a comunicação

Um dos grandes objetivos dos sistemas que utilizam o PRM é estreitar a comunicação. Desse modo, é possível realmente participar o parceiro da rotina, resolvendo problemas e propondo soluções pontualmente.

Integrar os parceiros na gestão

Os parceiros mais importantes da gestão são melhor aproveitados quando tem relação direta com a administração. Por exemplo, uma montadora de carros precisa de participação ativa de sua revendedora de peças no processo, para que o trabalho final seja bem sucedido. O Partner Relationship Management proporciona o estreitamento do contato, de modo a deixar os parceiros mais próximos e integrados à administração.

Quais as vantagens do PRM?

A dúvida que se estabelece é: o que a implantação do PRM pode trazer de vantajoso para a empresa? A verdade é que a correta gestão das parcerias proporciona grandes evoluções no processo produtivo. Confira a seguir como o método impulsiona a produtividade da empresa.

Aprimora o relacionamento com os parceiros

Nas relações comerciais, é importante que o relacionamento com aqueles que fazem parte da cadeia produtiva tenha qualidade e confiança. Afinal, o engajamento, a disposição e a prestação dos serviços são fundamentados no envolvimento que a empresa aliada tem com os seus negócios.

Assim, torna-se crucial desenvolver uma boa relação, a fim de que os envolvidos se sintam atrelados à sua instituição, dedicando-se aos seus resultados. Com tal novo comportamento atrelado, os aliados fornecem melhores produtos e serviços, mais alinhados às suas expectativas.

Gera maior fidelização

Os administradores sabem as dificuldades de se encontrar bons parceiros, que cumpram com as necessidades da empresa e ainda mantêm um relacionamento duradouro e fiel com a organização.

Por isso, quando você possui um time de aliados de qualidade, que são estratégicos para o andamento da gestão, é preciso propor ações para não perdê-los. O PRM proporciona isso para as ligações empresariais.

Com a metodologia, os associados se sentem de tal forma parte da sua gestão, que essa proximidade os fideliza. Ou seja, o trabalho é feito de maneira tão alinhada e coesa, que para os negócios aliados participar do andamento de seus negócios se torna vantajoso e indispensável.

Melhora os produtos

A grande proposta por trás do PRM é melhorar os produtos. Mas como isso é possível? Como as empresas possuem laços estreitos, elas alinham os propósitos e objetivos, adquirindo itens mais correspondentes ao que é preciso.

Por exemplo, quando você tem uma boa relação com os fornecedores, de modo a trabalhar com informações pontuais e integradas, os prazos de recebimento podem ser melhor controlados e cumpridos.

Ou, ainda, quando se tem um parceiro no qual se recebe parte das peças necessárias para o produto final, a empresa consegue obter itens mais personalizados, em quantidades satisfatórias, por preços mais ajustados. Assim, o resultado final obtido é otimizado.

Quais práticas estão envolvidas no PRM?

O PRM pode envolver diversas práticas benéficas para a organização, utilizando-se de ações pontuais que impactam nos resultados finais. Como, por exemplo, estreitando o relacionamento, promovendo métodos eficientes e otimizados de comunicação, integrando os parceiros, criando ações para aumentar as vendas etc.

De modo geral, a metodologia permite que as instituições ampliem seus canais, por meio do relacionamento com os parceiros. Assim, a rentabilidade é aumentada e as vendas são impulsionadas.

O PRM é a melhor estratégia para obter boas parcerias e aproveitá-las para melhorar seus resultados. Gerindo as empresas integradas de modo correto, a produção é mais eficiente e conta com a dedicação das organizações participantes do processo.

Nosso artigo sobre PRM foi útil para você repensar a maneira de lidar com os parceiros de sua organização? Que tal ler também nosso artigo sobre ideias inovadoras para reduzir os custos da sua empresa?

Deixe um comentário