Quais as melhores formas de encantar clientes? Entenda aqui!

Encantar clientes é essencial para a empresa que pretende conquistar um público fiel. Oferecer uma experiência de qualidade é a melhor forma para tal. Fazendo isso, sua marca se destaca das inúmeras opções disponíveis no mercado, estabelecendo um avanço competitivo. Ainda, muitas vantagens são incorporadas a um negócio quando o consumidor é conquistado.

Clientela satisfeita atesta qualidade nos serviços prestados e, quando se tem qualidade, o bom posicionamento de mercado faz com que mais pessoas procurem ser atendidas pelo negócio, impactando o faturamento.

Neste post, você conhecerá os benefícios desse investimento e descobrirá porque é tão importante ser um destaque para os compradores. Ainda, indicaremos passos para te ajudar com essa tarefa. Confira!

Importância de encantar clientes

Estudos apontam que consumidores estão dispostos a pagar mais por um serviço ou um item quando a experiência que este oferece é cativante e surpreendente. Quando uma empresa proporciona tal fato ao seu cliente, ela agrega a seu público pessoas dispostas as serem porta-vozes da marca, disseminando uma boa imagem.

Os frutos adquiridos são mais clientes interessados em seu produto. Isso ocorre porque os consumidores confiam em pessoas próximas como avaliadores de qualidade, gerando maior captação de novos compradores.

Outro fato que explicita a importância de cativar e encantar clientes é que adquirir novos compradores pode custar 5 vezes mais que reter consumidores. Assim, conquistar e manter o público que já experimenta sua marca é um ótimo investimento. Além disso, é a certeza de que eles voltarão para comprar mais e aumentar as vendas da empresa sem necessariamente precisar de novos públicos.

Maneiras de transformar seus clientes em fãs

Existem estratégias essenciais para conquistar clientes e agregá-los como compradores fixos da sua empresa ou marca. Elas são protocolos simples, que oferecem uma experiência diferenciada ao consumidor quando colocadas em prática. Saiba quais são e como aplicá-las.

Invista na primeira impressão do cliente

Atualmente, existem muitas marcas e empresas que oferecem produtos e serviços idênticos. Ainda, essa alta concorrência torna difícil reter o cliente.

A melhor maneira de conquistar o comprador para que ele volte é fornecendo um primeiro contato entusiasmante. Dessa forma, o consumidor nota o diferencial do seu serviço. Com isso, você aumenta as chances de que ele compre novamente.

Ofereça atendimento rápido e de qualidade

No mundo moderno as pessoas estão com o dia a dia corrido. Ninguém quer passar horas em uma fila ou esperar muito tempo para ser atendido. Por isso, atenda o cliente o mais rápido possível. Caso a demanda seja muito alta, ofereça um ambiente agradável para a espera.

Um ponto diferencial, que proporciona fidelização a sua marca é o bom atendimento. Segundo Steve Denning, especialista no assunto, para realizar tal tarefa a equipe deve estar preparada para atender o público, de acordo com o perfil do mesmo, ou seja, é preciso conhecer o que a audiência espera do atendimento e aplicar.

Assim, caso seus clientes prefiram um atendimento mais prolongado e com tratamento vip, ofereça a eles. Ainda, se a característica principal dessas pessoas é que são ocupadas, pense em um atendimento dinâmico, gastando menos tempo do comprador. A chave para o sucesso dessa dica é personalizar essa assistência adequadamente.

Forneça soluções rápidas para problemas

Muitas vezes, problemas acontecem durante o atendimento ou a prestação do serviço. Caso haja uma experiência ruim para um cliente, é de extrema importância que a empresa apresente soluções rápidas e eficientes.

Tamanha prioridade para resolver o problema do consumidor se dá ao fato de que isso o faz sentir que pode contar com você, caso haja dificuldades durante o atendimento. Fazendo isso, não gera medo de voltar a fazer negócio com sua marca, pois entende-se que o ocorrido foi apenas uma fatalidade e não má intenção da empresa.

Outro fato que corrobora para tal prioridade é que um consumidor insatisfeito reproduz sua insatisfação para, em média, 11 outras pessoas, segundo Kotler, conhecido como guru do marketing. Esse comportamento leva à má reputação da sua marca. Uma boa resolução de problemas pode evitar tamanho desastre.

Para driblar situações como essa, recomenda-se o seguinte critério: procure resolver o problema do cliente, sem que a falta da empresa o prejudique. Durante a resolução, deixe claro que a empresa se importa com o transtorno que ele está passando. Executar essas etapas com rapidez restaura a confiança na marca.

Descubra as necessidades do seu público e o surpreenda

Conheça quem são seus clientes, o que é importante para eles e o que esperam ao adquirir um produto ou serviço. Após saber quais são os gostos do público-alvo, desenvolva estratégias que o surpreenda positivamente.

Caso a sua clientela seja de classe alta e goste de tratamento especializado, por exemplo, ofereça uma bebida de qualidade durante o atendimento. Já se o perfil do público for jovem e preferir comprar à distância, surpreenda fazendo a entrega mais rápida que o esperado.

Presenteie com mimos

Ofereça mimos para os compradores. Os presentes fazem seu consumidor se sentir especial. Eles podem ser desde um bilhetinho personalizado enviado junto com o produto, a cupons de desconto.

Uma ótima opção é oferecer brindes com o nome da sua marca. Assim, o cliente associa o presente à empresa. Uma caneta diferenciada com o logo da sua organização fará o comprador lembrar de você sempre que usá-la para escrever, por exemplo. Já para um cliente diferenciado, com o qual há uma negociação envolvida, vale também um mimo mais caro, como uma cesta de produtos especiais de Natal.

Conhecer sua clientela é a melhor maneira para desenvolver ótimas estratégias de conquista. Encantar clientes requer atendimento personalizado para atender as necessidades de cada público.

Assim, aumentam os índices de fidelização. Nos atuais moldes do mercado, conseguir esse fato é imprescindível para otimizar as vendas e consolidar a sua marca. Esse investimento gera grandes retornos em longo prazo e permite para a empresa marketing gratuito, que angaria ainda mais público, impulsionando vendas.

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