Saiba como montar uma cesta gourmet de Natal

Você já parou para pensar que faltam apenas quatro meses para o Natal? Quais são os seus planos para essa época no que diz respeito ao relacionamento com os seus clientes? Uma ótima opção é presenteá-los com uma cesta gourmet de Natal. Ficou interessado? Então continue lendo este post!

Muitas empresas já presenteiam seus funcionários e clientes com cestas de Natal. Os benefícios são muitos e vão desde o reconhecimento do trabalho árduo do seu colaborador até uma maneira de fidelizar ou conquistar um cliente em potencial.

As cestas gourmet, por terem um custo maior, são destinadas àqueles clientes VIP, isto é, aqueles clientes fiéis que representam grande parte da receita da sua empresa. Elas também podem ser utilizadas para ajudar na atração de novos clientes. Conhece alguém influente que tem grande potencial para se tornar um cliente seu? Esse é o momento de aparecer e confiar no marketing boca a boca.

E por fim, mas não menos importante, é ótima para presentear os funcionários de alto escalão, como diretores e executivos, e por que não os seus sócios? Assim você estará cultivando relacionamentos que são essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Mas afinal, o que é uma cesta gourmet? É basicamente um conjunto de produtos diferenciados, que podem ser importados ou não, geralmente de altíssima qualidade, que podem girar em torno de um tema — o Natal, por exemplo. Ficou confuso? Então confira nossas dicas para montar uma cesta gourmet de Natal perfeita!

Selecione produtos de qualidade

O grande diferencial das cestas gourmet é, definitivamente, a qualidade dos seus produtos. É aqui que entra o “menos é mais”, pois se o seu orçamento for limitado, é melhor investir em artigos mais sofisticados, mesmo que isso signifique uma quantidade menor de produtos.

Os itens podem ou não ser importados, pois foi-se o tempo em que apenas produtos de fora eram sinônimo de qualidade. Mas se você colocar alguns artigos vindos do exterior, com certeza será um diferencial. Afinal, quem não quer comer uma palha italiana que veio da Itália ou um queijo Brie direto da França? E por que não uma cerveja de trigo alemã?

Mas por que não incluir um doce de leite mineiro ou bolo de goma direto de Alagoas? Apenas tome cuidado para que os produtos da sua cesta sejam coesos e façam sentido entre si.

Conheça o presentado

É bem provável que você saiba muito e já tenha estudado quem são os seus clientes VIP ou conheça bem os hábitos dos seus diretores. Isso é importantíssimo na hora de montar a cesta, pois você conseguirá escolher mercadorias que têm tudo a ver com o presenteado!

Assim você não corre o risco de mandar um monte de doces para alguém que claramente vive uma vida fitness ou qualquer outra gafe semelhante. Obviamente, algumas coisas não podem faltar numa cesta natalina, tais como panetones, vinhos, snacks, etc. Mas saber quem a receberá ajudará na decisão de incluir um ou outro item.

Invista em personalização

A ideia de uma cesta gourmet de Natal é fazer cada cliente se sentir único, e nada contribui mais para isso do que itens personalizados. Uma cartinha falando um pouquinho sobre a cesta e explicando como o cliente é importante para sua empresa já faz corações derreterem.

Este é um ótimo momento de colocar o seu logo  em diferentes itens da cesta, tomando cuidado para manter o bom gosto. Assim, enquanto o cliente estiver consumindo os produtos, estará em contato com a sua marca.

Harmonize os itens da sua cesta com um bom vinho

A escolha do vinho é crucial para o sucesso da sua cesta gourmet. Quem vai recebê-las já tem um gosto mais refinado e, ao colocar um vinho que harmoniza com todos os outros elementos, você vai mostrar que entende da coisa! Portanto, não hesite em pedir a ajuda de um sommelier.

Não tenha medo de colocar produtos alcoólicos, pois se o seu cliente não os consumir, alguém de sua família definitivamente vai! Outra ótima opção é colocar um bom espumante, para que sua empresa esteja presente até nos brindes de ano novo. E já que a moda está pegando, por que não incluir umas cervejas artesanais?

Vá além de produtos alimentícios

Além dos “comes e bebes”, este é um bom momento para incluir mimos como pelúcias e velas aromatizadas. Por que não enviar um enfeite para árvore de Natal? Outros itens que podem fazer sucesso se incluídos na sua cesta são planners, agendas e calendários. Se você investir em algum destes, estará colocando sua marca em evidência durante todo o ano seguinte!

Capriche na decoração

O primeiro sentido estimulado por uma cesta é a visão. Por isso, capriche! Escolha bem as suas bases, os papéis que serão utilizados, como os produtos serão dispostos e embalados. Pense na seguinte situação: se o seu cliente receber mais cestas além da sua, qual você quer que se destaque? Uma cesta caprichada passará uma imagem de zelo e carinho.

Você pode encontrar várias ideias de decoração na internet, sendo a grande maioria de fácil execução e baixo custo.

Meça os resultados

Como qualquer ação de marketing, é importante medir os resultados. Procure meios de descobrir o quanto as cestas influenciaram na decisão de compra dos seus clientes. Quantos clientes foram conquistados? Quanto sua marca foi divulgada? Valeu o investimento?

Você descobrirá quão benéfico este tipo de ação é e poderá tornar a repeti-la não somente no Natal, mas também em outras datas comemorativas, como Páscoa e aniversários.

Escolha um bom fornecedor

Montar cestas de Natal pode ser um grande desafio para uma organização, ainda mais se ela for fazer todos os passos do começo ao fim. É por isso que existem no mercado diversas empresas que oferecem não somente produtos, mas toda a logística de entrega.

A Cestas Persona é uma dessas empresas que disponibiliza produtos de qualidade e excelência em serviço. Por isso, se você está procurando montar cestas gourmet, seja para clientes ou colaboradores, saberemos como te ajudar. Para mais informações, entre em contato com a gente. Estamos te esperando!

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