Saiba como para organizar a festa de fim de ano da sua empresa

As comemorações de Natal e Ano Novo já estão se aproximando cada vez mais. Nessa época, é comum que empresas organizem festas e confraternizações como uma maneira de agradecer seus colaboradores e mantê-los engajados para o ano que está por vir. Você sabe como organizar uma festa de fim de ano?

O ideal é que o planejamento e os preparativos comecem a ser feitos com bastante antecedência. Mas não se preocupe: com as estratégias certas ainda é possível organizar uma festa divertida e memorável. Estando no time dos atrasados ou adiantados, separamos algumas dicas valiosas. Confira lendo este post até o final!

Defina o espaço

O lugar é um ponto chave na organização de qualquer evento. As opções são inúmeras: centro de eventos, baladas, restaurantes, barzinhos, chácaras etc. A experiência que os convidados terão será influenciada por essa decisão. Pense no tipo de festa que quer oferecer. A ideia é um churrasco mais descontraído ou uma festa mais elegante? Quantos convidados você receberá? Tudo isso deve ser pensado de acordo com um orçamento previamente definido.

Uma dica bacana é escolher um lugar inovador para despertar a curiosidade dos seus colaboradores e tentar variar o local com o passar dos anos. Assim, a “festa da firma” não ficará aquela mesma coisa batida e enjoativa que as pessoas frequentam mais pela obrigação do que pela diversão.

Escolha um menu prático

O final de ano é um período de muita correria para quase todo mundo. Para uma maior praticidade, é interessante contratar um serviço de buffet, já que a comida será um dos pontos altos (ou baixos, se você errar) do seu evento. Lembre-se da máxima de que “menos é mais”. Escolha um cardápio simples e escolha serviços que possam realizá-lo com excelência. Assim, você arrasará com praticidade e economia!

Contrate uma atração

Se a opção foi organizar o evento fora de bares ou restaurantes, é muito interessante contratar alguma atração para entreter os convidados. Pode ser uma banda, um comediante, um DJ. O que não dá é para organizar uma festa de fim de ano entediante, concorda?

E se o orçamento estiver apertado, uma opção é procurar talento entre os seus colaboradores. Quem sabe alguém não tem uma banda ou gosta de fazer stand up? Você pode colocar um karaokê, que além de entreter, integrará o pessoal. Obviamente, as atrações devem ser escolhidas de acordo com o teor da festa, mas a criatividade pode surpreender positivamente os convidados.

Encomende brindes e realize atividades

Atividades de interação são sempre muito bem-vindas em festas, como acabamos de discutir. Uma ótima ideia é encomendar brindes e presentes e utilizá-los como premiações de dinâmicas e jogos na sua festa. Esse tipo de atitude aumenta a cumplicidade das pessoas e interfere na harmonia cotidiana da organização, além de deixar a festa bastante animada.

Premiações no estilo “Melhores do Ano” além de divertirem os convidados são uma ótima ferramenta para melhorar a motivação dos seus funcionários. No fim das contas, todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido e seu ego massageado. A realização de um amigo secreto, para empresas menores, pode ser uma ideia bacana.

Não se esqueça das bebidas

As festas de fim de ano são um momento de descontração. Por isso, a escolha das bebidas é uma etapa muito importante. A cerveja não pode faltar, mas é preciso escolher uma opção não alcoólica para quem não gosta da bebida. Vinhos e drinks podem ser boas alternativas. Uma espumante para pelo menos um brinde comemorando as vitórias da empresa é a chance de criar mais um momento divertido.

Alinhe o evento à estratégia da empresa

Muito além de integrar, um evento desses é uma ótima oportunidade de buscar maiores benefícios para a companhia e os colaboradores, realizando-o com respeito à cultura da corporação. Que imagem sua empresa quer passar para os clientes? Quais os prospectos para o ano seguinte? Qual o feedback do ano que se passou? Esse é um bom momento para apresentar esse tipo de informação.

O teor da festa também deve levar em consideração os valores da organização. O ambiente de trabalho é mais descolado e informal? Ou seriedade e formalidades são elementos mais presentes? A confraternização deve seguir a mesma linha de raciocínio.

Defina os convidados

Parece bobagem colocar isso como um item a ser pensado. Mas definir quem será convidado é fundamental para decidir todas as outras coisas que apresentamos. Quem poderá comparecer? Todos os funcionários da empresa? Eles poderão levar suas famílias? Crianças são permitidas?

Se possível, libere uma lista de inscrição para os colaboradores interessados ou exija a confirmação de presença até uma data específica. Com um número exato de convidados é possível mensurar a quantidade adequada de comida e bebidas, sem desperdícios, e escolher um lugar que deixe todos confortáveis.

Engaje seus colaboradores

Os colaboradores da sua companhia precisam se sentir parte da festa. Então, nada melhor que convidá-los a participar da organização do evento. Além disso, é preciso despertar seu interesse de comparecer, com divulgações interessantes e atividades prévias que aumentem a expectativa do time antes da comemoração. Utilize a comunicação interna e as redes sociais para aumentar a divulgação.

Capriche na decoração

O que é uma festa de final de ano sem uma árvore de natal? O ambiente da festa deve ser agradável e remeter à época do ano em que está sendo realizada. A própria empresa deve ser decorada com a aproximação do evento, pois isso é uma das maneiras de criar expectativas nos funcionários, como discutimos no item anterior.

Como você pôde perceber, organizar uma festa de fim de ano é um processo de várias etapas. Com muita calma e atenção aos detalhes, você definitivamente conseguirá cumprir a missão sem grandes problemas. A integração e troca de ideias que esse tipo de evento permite, além da reafirmação da imagem da organização e a sensação de reconhecimento são só alguns benefícios que podem ser obtidos. Agora é hora de colocar a mão na massa!

Se gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre cultura organizacional, motivação de equipes e outros assuntos do mundo empresarial, curta a nossa página do Facebook. Assim, você não perde mais nenhum dos nossos posts!

Deixe um comentário